Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Faz mal dar leite para cachorro/gato?



Acontece o seguinte : quando os mamiferos são lactentes ( ainda mamam) tem uma enzima estomacal chamada lactoperoxidase que degrada a lactose e faz com que ele seja absorvido no intestino.
Conforme os mamiferos crescem essa enzima para de ser produzida ( aos 2 meses no cão e 1,5 no gato) e a lactose para de ser degradada. Alguns animais tem uma tolerancia grande e aparentemente não acontece nada outros são mais sensiveis e tem diarreia, mas, o leite ingerido depois de adulto agride a mucosa intestinal e predispoe a muitas doenças ( inclusive linfoma - cancer- intestinal).

Faço veterinaria e muitas pessoas vem me dizer que deram leite a vida toda para o animal e ele está bem .... falar isso é como falar que fuma porque seu vizinho fuma e não tem cancer... não é porque ainda não ficou doente que não faz mal.... 


Se vc gosta muito do seu cão é melhor privá-lo de uma coisa que ele gosta do que vê-lo doente daqui alguns anos.
** NUNCA dê leite em casos de envenenamento pois alguns venenos se dissolvem na gordura, o leite só agrava o caso!!!!
** Existem leites especificos para cães em pet shop ( menor teor de lactose) se for dar, é melhor dar esses ( não fazem bem, mas fazem menos mal que o de vaca)
Boa Sorte
Carol Veterinária
fonte:http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20071225083758AA7SMf8

Um comentário:

  1. Muito bom o blog. Gostaria de convidar a todos para tirar todas as suas dúvidas em relação a hidráulica direcionado para o consumidor.
    Informações e notícias você terá aqui.
    Caça vazamentos - encanador - caça vazamento

    ResponderExcluir